O Advogado Correspondente – Captação de Clientes

Primeiramente não é demais relembrar que toda a publicidade e ações dos advogados que visem a captação de clientes deve ser limitada ao regramento do Código de Ética e Disciplina da OAB, bem como o Estatuto da Advocacia(Lei 8.906/94).

Neste pequeno texto vamos sugerir algumas atitudes que o advogado iniciante e ávido pela prática na advocacia pode fazer para captar de forma legal clientes voltados para a correspondência jurídica.

Em um mundo em que a presença digital está passando a ser tão importante como a presença real, o advogado precisa estar atento às plataformas online que disponibilizam uma seção para cadastros dos advogados. Estas plataformas funcionam como intermediárias da negociação entre o cliente e o advogado, retendo uma parte do valor cobrado como retribuição pelo serviço de intermediação prestado. Em algumas plataformas o advogado precisa pagar uma mensalidade ou uma taxa de inscrição.

A mais antiga e tradicional dessas plataformas é o “Migalhas” www.migalhas.com.br . Este site possuía até alguns anos atrás o maior banco de dados de advogado correspondente do Brasil. Ultimamente outros empreendedores, ao identificar um nicho de negócio, investiram em tecnologia e marketing à ponto de termos algumas dúvidas de quem teria o maior banco de dados dos advogados correspondentes atualmente.

Adicionalmente dizemos que o advogado não deve se limitar tão somente às plataformas, mas pode-se utilizar delas para lançar-se no mercado. A melhor publicidade para o advogado correspondente é a eficiência no serviço prestado. Um diligência que seja feita rápida, correta e enviada de forma organizada é um atributo muito forte para que o advogado seja contratado para serviços futuros.

Soma-se a isso a necessidade de o advogado ter consigo sempre um material de apresentação (digital) que deve acompanhar o retorno dos serviços, demonstrando a sua área de atuação, serviços prestados e futuramente incluir referências comerciais.

As ações não se limitam a estas, pois existem inúmeras maneiras de prospectar clientes na advocacia direta que devem ser analisadas detalhadamente. Mas consideremos estes pontos como o inicial para o advogado que quer fazer uma renda extra com a correspondência jurídica.

Marden Gontijo França Filho

Sou advogado apaixonado por tecnologia e direito empresarial e busco levar idéias criativas para empreendedores digerirem melhor o setor jurídico de suas empresas. Ofereço um serviço não tradicional de consultoria em direito digital para adequar sua empresa às novas leis do Mundo digital. Envie-me uma mensagem e vamos bater um papo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *