O que é um correspondente jurídico – Quem pode ser correspodente? – Parte 3

O correspondente jurídico pode ser um advogado, devidamente habilitado, um bacharel ou um estudante de Direito, o que muda para cada um será a limitação do serviço a ser oferecido.

O advogado realizará serviços que necessitam obrigatoriamente de sua condição de advogado, quais sejam, audiências, despachar com juízes e desembargadores, sustentações orais, assinatura em petições, acesso à determinados processos, além de todo e qualquer serviço que um bacharel ou estagiário possa realizar.

Por outro lado, o estagiário e o bacharel, poderão realizar cópias de processos, atuarem na condição de prepostos em audiências, serviços em cartórios extrajudiciais, dentre outros que não requeiram o conhecimento e condição de um advogado.

O caminho mais fácil para começar a trabalhar como correspondente jurídico é se cadastrar nas plataformas on-line de intermediação de serviços de correspondência, após o cadastro é importante que o profissional se organize estruturalmente, adquirindo alguns aplicativos para captação de imagens e conversão em arquivos tipo “pdf”, saber utilizar armazenamento e compartilhamento de arquivos nas nuvens, gestão de tempo e organização em planilha dos serviços realizados.

Com o tempo, o profissional que habitualmente trabalha com correspondência adquire um aprendizado com a leitura dos processos e a prática da advocacia se torna mais fácil, pelo menos do ponto de vista da execução dos serviços.

Marden Gontijo França Filho

@mardenfranca

Sou advogado apaixonado por tecnologia e direito empresarial e busco levar idéias criativas para empreendedores digerir melhor o setor jurídico de suas empresas. Ofereço um serviço não tradicional de consultoria em direito digital para adequar sua empresa às novas leis do Mundo digital. Envie-me uma mensagem e vamos bater um papo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *